Entrevista com Leonardo Tibúrcio
- Lazara Oliveira
- 2 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Leonardo é uma dessas pessoas que esbarrei ao acaso enquanto gastava meu tempo em uma rede social. Nosso primeiro interesse em comum era o metal, um estilo musical de nicho. Conversamos muito e com o tempo nos tornamos amigos. Digo até que somos bons amigos, se é que posso me permitir essa ousadia. Naquela epoca, quando soube que ele morava na ilha de Paquetá, revelei de imediato meu interesse em conhecer o lugar. Pouco depois ele enviou fotos perfeitas que tinha tirado usando a câmera do celular. Sorri tolamente enquanto observava os detalhes das capturas e pensava comigo mesma que algumas pessoas são boas demais para serem reais. Sinceridade e gentileza sempre definiram esse fotógrafo. Espero que tempos melhores cheguem para todos nós, principalmente para pessoas como ele.

1. Apresente-se como preferir.
Olá, sou Leonardo. Nasci e morei minha vida toda no Rio de Janeiro, sou fotógrafo e técnico de informática, adoro ler, cozinhar e ouvir música - preferencialmente heavy metal.
2. Se pudesse ser, literalmente, qualquer coisa no universo, qual seria sua escolha?
Sinceramente não sei responder.
3. Conte uma situação incrível e outra péssima que você vivenciou enquanto fotógrafo.
Acho que o mais incrível foi ter a chance de fotografar bandas que gosto, como Arch Enemy e Judas Priest, é uma sensação indescritível poder fazer o que gosta ao mesmo tempo em que se diverte.
Agora, o péssimo é a falta de clientela e a desvalorização da profissão. Mesmo sabendo que faço um bom trabalho é difícil concorrer com quem cobra 1/3 do mínimo preço justo.
4. Uma opinião polêmica da qual você não abre mão não importa quanto tempo passe.
Sou totalmente a favor do aborto.
5. Faça um desabafo.
Está cada dia mais difícil viver no Brasil, se tivesse emprego garantido em outro país, iria embora daqui sem pensar duas vezes.
6. Fale sobre paternidade.
É muito mais complicado e assustador do que falam, pois você é responsável pela criação e a educação de um ser que não sabe absolutamente nada; você tem por obrigação protegê-lo das mazelas do mundo, mas não pode cometer excessos, para não criar uma pessoa que tem medo de tudo e que seja mimada. Meu filho ainda é novo, mas logo chegará a fase dos "por quês?", sinceramente fico preocupado se serei capaz de fato de lhe ensinar valores corretos, certo e errado, mas principalmente, quero ao menos, ensinar um mínimo possível de respeito para com o próximo.
7. O que faria se soubesse que o mundo vai acabar no dia seguinte?
Acho que faria tudo o que faço normalmente, talvez, no máximo, tentaria terminar de ler algum livro que não tenha lido ou finalizado.
8. Fale sobre o melhor filme de Star Wars.
O Império Contra-Ataca não é apenas o melhor filme da saga, mas também a melhor sequência já feita. Tudo ali beira a perfeição! Atuações, fotografia, enredo, direção, trilha sonora...
9. Um momento tão emocionante que você mal consegue descrever.
A sensação de segurar meu filho pela primeira vez. Toda minha noção de mundo mudou naquele instante.
10. (Havia uma pergunta aqui, mas ela foi apagada por mim para que o leitor aprecie apenas a resposta e interprete livremente.)
Gostaria, do fundo de minha alma, de dizer o quanto te admiro. Tudo em você causa uma profunda impressão inconfundível, de sua imponente presença até o som de sua respiração.
O FOTÓGRAFO APRESENTA UMA DE SUAS CAPTURAS FAVORITAS:

Fiz essa foto em 2014. Desde que aprendi a fotografar pesquisei muito sobre astrofotografia, queria fazer uma foto que mostrasse bem as estrelas e também a nossa galáxia. Foram anos pesquisando e experimentando, inúmeras tentativas, até finalmente conseguir essa foto. Tenho muito orgulho dela.
Comentários