Entrevista com José Inácio
- Lazara Oliveira
- 20 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Conheci José Inácio em uma dessas voltas que o mundo dá. De início fiquei muito fã das obras dele, na verdade li boa parte delas. Quando terminei a leitura de Carne Fresca, fiquei emocionada e fui conversar com ele, que me recebeu de braços abertos. Você pode pensar que digo que sou fã por politicagem, mas não é. Imagine só se você tivesse a chance de conhecer e conviver com um desses finados admiráveis, tipo Machado de Assis ou Clarice Lispector, pois bem, é como me sinto. Tenho gratidão porque a vida não somente colocou no meu caminho uma pessoa fantástica e talentosa, mas também porque nessa mesma pessoa me veio um amigo valoroso e um companheiro de objetivos. Desejo sempre que ele e a família tenham muita fortuna, pois são gente boa, dessas que o mundo precisa conhecer.

1. Apresente-se como preferir.
Sou José Inácio, nordestino de Pernambuco, casado, tenho dois filhos e um neto... E sou um fã carteirinha de quem está me entrevistando.
[Obrigada ♡]
2. Você é escritor, mas ainda não se sustenta com esse trabalho. Qual a sua profissão atual? Quais profissões já teve e qual foi sua predileta?
Um dia espero que isso aconteça*, mas, hoje não consigo. Eu trabalho com hotelaria há mais de 20 anos e hoje estou como Gerente de Hospedagem do Serrambi Resort, no balneário de Porto de Galinhas.
[*Se sustentar com o trabalho de escritor.]
3. Você é um homem muito bem humorado. O que te tira do sério? Por quê?
Sim! Muito bem humorado! O que me tira do sério... Falta de educação, preconceito e falta de humildade.
4. Uma mensagem para os jovens que você acha necessária e que gostaria muito que tivessem te dito quando você era inexperiente.
Use camisinha nas suas relações sexuais. Você só tem o agora; o ontem já passou e o amanhã ainda sabemos se existirá, então viva o hoje com responsabilidade e muito amor. Ame a Deus (da forma como você o concebe) e ame o próximo como a si mesmo. Respeite seus pais. Não se deixe ser escravizado por nada. Não tome uma decisão com a "cabeça quente" porque não vai dar certo, mesmo que você esteja certo. Leiam Carne Fresca* e Lira Merak - Harmonia Elemental.
[*Carne Fresca está disponível no Wattpad e para compra. Para mais informações contate o autor no instagram @santo_serafim]
6. Fale de sua jornada como escritor, mas saia da forma convencional de contar. Isso mesmo, nada de cronologia.
Um certo dia estava no carro, indo para escola, no banco de trás, quando meu pai colocou um programa policial chamado "O Bandeira 2", onde o locutor ao anunciar a notícia principal dizia bem alto: "E ATENÇÃO! Fulano, matou ciclano com várias peixeiradas no pescoço!".
Quando fui para o recreio, anotei todas as situações engraçadas que aconteceram com alguns alunos e fiz um pequeno jornal... Pedi à professora para lern, e, o fiz falando igual ao repórter. Foi sucesso (kkkk). Daí começou minha jornada de escritor.
7. Se pudesse fazer três pedidos que fossem prontamente atendidos, quais seriam?
1- A fome acabar;
2- As crianças serem respeitadas;
3 - E que você que está lendo compre Carne Fresca*.
[*R$ 60,00 com frete incluso. Contate o autor no instagram @santo_serafim]
8. Ultimamente você tem falado muito acerca do desconforto que sente ao expressar sua religiosidade em locais públicos. O que acontece? Você teme algum ato violento por parte de outras pessoas?
Eu não tenho esse problema em expressar minha espiritualidade. Aliás, nunca tive. O que fico rindo, é quando algumas pessoas me veem usando a camisa de um orixá (ou de vários) e parecem que estão vendo o diabo passando por eles.
Eu que sou branco, tenho cabelo branco, cinquentenário e bem sucedido já sinto a discriminação arder na minha pele... Imaginem como deve ser com meus irmãos negros, índios, mulatos, caboclos, pobres e todos meus outros irmãos que foram ou estão sendo marginalizados por serem quem são.
9. Qual o maior crime de um ser humano? Por que?
Contra a vida! Porque é um crime contra todo ser vivo.
10. (Havia uma pergunta aqui, mas ela foi apagada por mim para que o leitor aprecie apenas a resposta e interprete livremente.)
Eu te amo pela simples forma, de com que me olhas.
Eu te amo porque eu seria a metade do todo que sou hoje, se não existisses.
Eu amo seu sorriso.
Amo você, pelo simples fato de ser você.
Eu te amo porque nada é por acaso e tudo vem ao caso.
☆♡☆ Bônus: mande uma mensagem para sua mãe.☆♡☆
A senhora não tem noção como sou feliz por ter sido o espermatozoide que ganhou a corrida.
Mãe,
A minha maior honra é poder dizer que a senhora é minha mãe, mesmo nos dias de hoje, sua cabecinha me transformando em muitas outras pessoas, não me reconhecendo pelo olhar, mas, quando peço sua benção.
O AUTOR APRESENTA UMA DE SUAS OBRAS PREDILETAS:

Visceral - Filhos da Ira.
Porque foi meu primeiro livro e o significado dele para mim... As perguntas feitas ao Arcanjo pelo jornalista, me foram feitas pela minha filha Rafaelle Medeiros, quando ela estava com 5 anos de idade.
Muito obrigado por lerem até aqui e #soufadevocesdecarteirinha
José Inácio
Como sempre sensacional! Os dois tanto Laz quando Serafim, possuem em sua essência a alma de contadores de historias, verdadeiros bardos relatando todas as suas aventuras.
Gostei bastante! 🥰